Programa de Pós Graduação em Enfermagem

Teses e Dissertações

Cuidados com o recém-nascido a termo no ambiente domiciliar: produção e validação de uma tecnologia educacional em formato de vídeo

Show full item record

Title: Cuidados com o recém-nascido a termo no ambiente domiciliar: produção e validação de uma tecnologia educacional em formato de vídeo
Author: Drews, Miriane Pereira
Abstract: Introdução: o desenvolvimento, a implementação e a utilização das tecnologias educacionais podem favorecer mudanças comportamentais e aperfeiçoar a educação em saúde. As dúvidas relacionadas aos cuidados com o recém-nascido, como por exemplo: amamentação, cólicas, higiene do bebê e demais inseguranças, podem impedir que os provedores dos cuidados usufruam com serenidade do tempo com seus filhos ou se sintam vulneráveis e incapazes para atender às suas necessidades e demandas. Assim, acredita-se que, quando há efetiva orientação, os provedores tornam-se mais empoderados e capacitados para desenvolver os cuidados com o recém-nascido. Objetivo: Elaborar e validar uma tecnologia educacional em formato de vídeo sobre os cuidados com recém-nascido a termo no ambiente domiciliar para orientar gestantes, puérperas e famílias. Método: estudo metodológico da produção tecnológica. Coleta de dados realizada no período de 20 de maio de 2022 a 10 de novembro de 2022, propondo o desenvolvimento e validação de uma tecnologia educacional em formato de vídeo, a ser utilizada para fins de informação e orientação de gestantes, puérperas e familiares, quanto aos cuidados do recém-nascido. Resultados: todos os roteiros atingiram a concordância ideal, acima de 80%, considerando-se assim aptos a serem desenvolvidos em formato de vídeos educacionais. Os vídeos apresentaram um índice de aprovação de 100% pelo público alvo. Conclusão: Evidenciou-se que a tecnologia educacional apresenta conteúdo válido e que demonstra potencial para contribuir na orientação dos cuidados ao recém-nascido em ambiente domiciliar, fornecendo conhecimento, promovendo a saúde e contribuindo para a tomada de decisão dos usuários e famílias.Abstract: Introduction: the application, development and implementation of educational technologies can favor behavioral changes and their use can improve health education. Doubts related to newborn care, such as breastfeeding, colic, baby hygiene and other insecurities, can prevent caregivers from enjoying time with their children serenely or feel vulnerable and incapable of providing care to your needs and demands. Therefore, it is believed that, when there is effective guidance, providers become more empowered and qualified to develop care for the newborn. Objective: To develop and validate an educational technology in video format on the care of fullterm newborns in the home environment to guide pregnant women, mothers and families. Method: methodological study of technological production. Data collection carried out from May 20, 2022 to November 10, 2022, proposing the development and validation of an educational technology in video format, to be used for information and guidance purposes for pregnant women, postpartum women and families, with regard to the care of the newborn. Results: all scripts reached ideal agreement, have been considered suitable to be developed in the format of educational videos, which were later also approved, with full use, by the target audience. Conclusion: It was evident that the educational technology presents valid content and that it demonstrates the potential to contribute to the guidance of care for newborns in the home environment, providing knowledge, promoting health and contributing to the decision-making of users and families.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2023.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/267863
Date: 2023


Files in this item

Files Size Format View
PNFR1290-D.pdf 2.680Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record