Programa de Pós Graduação em Enfermagem

DINTER Internacional

DINTER INTERNACIONAL UNIVERSIDAD DE MAGALLANES– UFSC (2022-2026)

Com base no êxito na parceria para o desenvolvimento do MINTER, ainda em 2019 já estava previsto a possibilidade do desenvolvimento do Doutorado Internacional (DINTER) com a mesma instituição. Assim, as tratativas para oferta desta Turma com a UMAG iniciaram em 2020. Após a tramitação e aprovação da solicitação de oferta da Turma PCI – Projeto de Cooperação entre Instituições – Doutorado em Enfermagem Internacional UFSC/Universiade de Magalhanes – Chile, tanto na UFSC como na CAPES, o processo seletivo do Curso de Doutorado foi realizado em fevereiro de 2022, com ingresso e matrícula como discentes regulares de sete professoras da Universidad de Magallanes (UMAG):

Karina Pamela Martinic Gutiérrez (tema: moral distresse; orientadora: Dra. Flávia Ramos)

Marisa Mansilla Ojeda (tema: promoção da saúde; orientadora: Dra. Ivonete Buss Heidemann)

Patrícia Irene Ruiz Vera (tema: simulação virtual; orientadora: Dra. Jussara Gue Martini

Patrícia Nicolle Bravo Mancilla (tema: aplicativos móveis como estratégia educativa, orientadora: Dra. Alacoque Lorenzini Erdmann

Rosa Lidia Arancibia Bustamante (tema: gestão do autocuidado de pessoas com diabetes mellitus e ou hipertensão arterial; orientadora: Dra. Maria Elena Echevarria-Guanilo

Sylvia Jacqueline Álvarez Sandoval (tema: cuidado de enfermagem e a implementação do guia de boas práticas no âmbito da saúde no Chile; orientadora: Mara Ambrosina Vargas)

Mireya Inês Triviños Barrientes (tema formação ético moral; orientadora Dulcinéia Schneider).

O estágio na sede das respectivas discentes ocorreu entre 2023, 2024 e duas doutorandas farão o estágio na sede UFSC em 2025.

Entre 2023 e 2024, foram realizadas as bancas de qualificação de Tese.

EM 17 DEZEMBRO DE 2024 OCORREU A PRIMEIRA DEFESA DE TESE DE DINTER INTERNACIONAL NA UFSC E NA ENFERMAGEM BRASILEIRA DE MIREYA BARRIENTES, com tese “Formación ético moral de estudiantes de enfermería en la Universidad de Magallanes Chile: Estudio de Caso.