Programa de Pós Graduação em Enfermagem

Proposta do Programa

O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PEN) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi criado em 27 de janeiro de 1976, por meio da Portaria no. 28, com o Curso de Mestrado em Ciências da Enfermagem. Em 1993, passou a ofertar o Curso de Doutorado em Filosofia da Enfermagem. Em 2010, teve início o Pós-Doutorado em Enfermagem. Portanto, completará 50 anos de existência em 2026. O PEN está avaliado com Conceito 6 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Neste período, o Programa tem consolidado sua expressiva inserção regional, nacional e internacional. Ainda, é um Programa reconhecido como capaz de mobilizar forças, consolidar inovações e de atuar de modo solidário na implementação e no fortalecimento de outros PPGs da Enfermagem. Logo, o desafio é manter suas bases filosóficas e conceituais já consolidadas, e almejar assumir novos patamares de pesquisa, mantendo a inclusão de docentes, discentes, pesquisadores e a potência para produzir ciência e tecnologia que impactem positivamente na enfermagem e na saúde. Até dezembro de 2024, foram titulados 893 Mestres, 480 Doutores e 110 Pesquisadores receberam a declaração de Estágio de Pós-Doutorado.

OBJETIVOS DO PROGRAMA:

  1. a) Capacitar enfermeiras/os e outros profissionais da saúde, para uma prática transformadora, técnica e politicamente competente e comprometida, através do desenvolvimento de estudos avançados em saúde e enfermagem, numa perspectiva interdisciplinar, em suas duas áreas de concentração;
  2. b) Gerar e ampliar as bases filosóficas, científicas e metodológicas para o desenvolvimento do conhecimento, da inovação e do trabalho da enfermagem e na saúde, nos campos assistenciais, gerenciais e educacionais.

MISSÃO DO PROGRAMA

Desenvolver ensino, pesquisa e extensão de pós-graduação para a formação de pessoas e produção de conhecimento na área de enfermagem para aprimorar o cuidado à saúde da população.

VISÃO DO PROGRAMA

Continuar sendo um programa de referência regional, nacional e internacional no ensino, pesquisa e extensão em Enfermagem.

PRINCÍPIOS DO PROGRAMA

Os princípios adotados são: ética, autonomia, compromisso social e político, solidariedade, respeito ao ser humano e à vida, espírito inovador/empreendedor. pluralidade. sustentabilidade. integralidade, equidade e cooperação.

A interlocução entre Área de Concentração, Linhas de Pesquisa, Projetos de Pesquisa e Grupos/Laboratórios de Pesquisa sempre aconteceu para os dois cursos do PEN, mestrado e doutorado, e proporciona a consistência e coerência ao plano acadêmico, além de dar visibilidade às características filosóficas, pedagógicas e de inovação do Programa. Em 2010, ocorreu importante reformulação e reforma curricular do Programa. O processo de reformulação culminou com a criação de duas Área de Concentração (em substituição à área única existente até 2010) e 10 Linhas de Pesquisa. Em 2022, considerando as exigências da CAPES, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFSC, o processo de autoavaliação realizado com docentes, discentes e egressos do Programa, as demandas de impacto regional, nacional e internacional na área da enfermagem e o perfil de novos Docentes Permanentes, tornou-se prioridade desencadear o processo de reforma curricular. Nesta perspectiva, docentes, discentes, representantes dos egressos e avaliadores externos atuaram para que em janeiro de 2023 pudesse iniciar a nova estrutura do Programa, considerando:

  • Alteração da denominação das duas Áreas de Concentração
  • Alteração das Linhas de Pesquisa e diminuição do quantitativo de 10 para 6.
  • Alteração da Grade Curricular, das ementas e dos Planos de Ensino das Disciplinas Obrigatórias e Eletivas
  • Alteração do Regimento e das respectivas Instruções Normativas do Programa
  • Reestruturação dos Projetos de Pesquisa dos Docentes Permanentes.

A Área de Concentração 1 passa a ser denominada Cuidado em Saúde e Enfermagem no Processo de Viver Humano.

Ementa: Bases científicas, teóricas e filosóficas da enfermagem, saúde e áreas afins para o cuidado. Políticas, modelos, tecnologias e inovações para o cuidado no processo de viver humano.

Linhas de Pesquisa da Área de Concentração 1:

  1. Modelos e Tecnologias na Prática Clínica em Saúde e Enfermagem.

Ementa: Referenciais teórico-filosóficos e metodológicos para o cuidado e a prática clínica em saúde e em enfermagem. Inovação tecnológica, arte e criatividade nas práticas de cuidado. Aplicação, adaptação e desenvolvimento de modelos para o cuidado seguro em saúde e enfermagem. Desenvolvimento, apropriação e aplicação do conhecimento em saúde e em enfermagem por meio da prática baseada em evidências. Saúde digital, informática e informação em saúde e enfermagem.

  1. Promoção da Saúde no Processo de Viver Humano.

Ementa: Práticas de promoção da saúde, sócio-culturais, interdisciplinares e de enfermagem na rede de atenção em saúde. Concepções teórico-filosóficas e socioantropológicas do cuidado e da promoção da saúde no processo de viver da pessoa, família, grupo e comunidade.

  1. Cuidado em Enfermagem e saúde no processo de saúde-doença.

Ementa: Referenciais teóricos-filosóficos e metodológicos para o cuidado no processo de viver humano. O cuidado à pessoa, família, grupo e comunidade, nas diversas singularidades do processo saúde-doença e nos diferentes contextos da rede de atenção à saúde.

A Área de Concentração 2 recebe a denominação de Educação, Trabalho e Gestão em Saúde e Enfermagem.

Ementa: Bases científicas, teóricas, éticas e filosóficas para os estudos das transformações sócio-históricas e políticas do trabalho, da formação profissional e da gestão; e da educação no campo da saúde. A produção, organização e gestão do trabalho e da educação frente à inovação tecnológica e política em enfermagem e saúde.

Linhas de Pesquisa da Área de Concentração 2:

  1. Trabalho, ética e história em Saúde e Enfermagem.

Ementa: Concepções políticas, filosóficas, sociológicas e históricas da saúde e da Enfermagem, como trabalho, disciplina e profissão. Construção sócio-histórica e dimensões éticas, políticas e tecnológicas do trabalho em saúde e Enfermagem e de suas organizações, da formação ao exercício profissional. História, trabalho, tecnologia, ética e subjetividade.

  1. Políticas e tecnologias na Gestão em Saúde e Enfermagem.

Ementa: Referenciais teórico-filosóficos e metodológicos da administração/gestão e avaliação em saúde e enfermagem. Políticas, sistemas organizacionais e serviços de saúde e de enfermagem. Informação e tecnologias para a gestão e avaliação do cuidado, da educação e da pesquisa em saúde e enfermagem.

  1. Formação profissional e docente na saúde e enfermagem.

Ementa: Referenciais teórico-filosóficos e metodológicos para a formação profissional e docente na saúde e na enfermagem. Políticas públicas e bases para o desenvolvimento e avaliação da aprendizagem em diferentes modalidades no nível técnico, graduação, PG e educação permanente na saúde e enfermagem. Inovação e tecnologias educacionais.

Com relação aos Projetos de Pesquisa (PP), é histórico no PEN a manutenção dos mesmos com forte vinculação com a respectiva Área de Concentração, Linha de Pesquisa e Grupo/Laboratório de Pesquisa.

Em janeiro de 2025, estão ativos 31 Projetos de Pesquisa e 31 Docentes Permanentes (com a respectiva inclusão dos Docentes Colaboradores nos Projetos de Pesquisa dos Docentes Permanentes).

ÁREA CONCENTRAÇÃO 1 = 17 Projetos de Pesquisa e 17 Docentes Permanentes

Linha de Pesquisa 1. MODELOS E TECNOLOGIAS NA PRÁTICA CLÍNICA EM SAÚDE E ENFERMAGEM.

1) Título PP: Knowledge translation e diálogo deliberativo: criando transições de cuidado seguras para melhorar a integração nos serviços de saúde promovendo a segurança do paciente. Elisiane Lorenzini (DP Coordenadora). Início: 01/01/2023.

2) Título PP: Tecnologias e metodologias de assistência em saúde e cuidado de enfermagem: conhecer e promover a segurança e qualidade da assistência. Francis Solange Vieira Tourinho (DP Coordenadora). Início: 01/01/2023.

3) Título PP: Cuidado e Conforto no período Perinatal. Maria de Lourdes de Souza (DP Coordenadora). Início: 1/1/2023.

4) Título PP: Desenvolvimento, implementação e avaliação de tecnologias de cuidado e de educação em saúde obstétrica e neonatal. Roberta Costa (DP Coordenadora).  Início:01/01/2023.

5) Título PP: Tecnologias e modelos utilizados em terapia intravenosa e segurança do paciente pediátrico. Patrícia Kuerten Rocha (DP Coordenadora). Início: 01/01/2023.

Linha de Pesquisa 2. PROMOÇÃO DA SAÚDE NO PROCESSO DE VIVER HUMANO.

6) Título PP: Práticas interdisciplinares de promoção da saúde em contextos de vulnerabilidade. Gisele Cristina Manfrini (DP Coordenadora). Início: 01/01/2023.

7) Título PP: Práticas de Cuidado em Saúde Mental e Interseccionalidades: desafios contemporâneos da reforma psiquiátrica e da luta antimanicomial com foco nas populações trans e outras diversidades. Helena Moraes Cortes (DP Coordenadora). Início: 01/01/2025.

8) Título PP: Promoção da saúde e a determinação social: desafios e inovação para o desenvolvimento sustentável. Ivonete Teresinha Schulter Buss Heidemann. Início: 01/01/2023.

9) Título PP: Cuidado e Promoção da Saúde no período gravídico-puerperal. Laís Antunes Wilhelm (DP Coordenadora). Início: 01/01/2023.

10) Título do PP: Quotidiano, imaginário, promoção da saúde e enfermagem: cuidado sensível integrativo na contemporaneidade. Rosane Gonçalves Nitschke. Início: 01/01/2023.

Linha de Pesquisa 3. CUIDADO EM ENFERMAGEM E SAÚDE NO PROCESSO DE SAÚDE-DOENÇA.

11) Título PP: Educação em serviço e indicadores de enfermagem em Unidades de Terapia Intensiva. Daniele Delacanal Lazzari (DP Coordenadora). Início: 01/01/2023.

12) Título PP: O cuidado em saúde e enfermagem no processo de viver humano da mulher, recém-nascido e lactente em suas múltiplas dimensões. Evangelia Kotzias Atherino dos Santos (DP Coordenadora). Início: 01/01/2023.

13) Título PP: Práticas de cuidado, ensino e pesquisa em  saúde obstétrica e neonatal no ciclo gravídico e puerperal. Margarete Maria de Lima (DP Coordenadora). Início: 01/01/2023.

14) Título PP: Cuidado em Saúde no processo de reabilitação no contexto da condição crônica de saúde. Maria Elena Echevarria Guanilo (DP Coordenadora). Início: 01/01/2023.

15) Título PP: Gestão do cuidado de enfermagem e a atenção à saúde da mulher e do recém-nascido. Marli Terezinha Stein Backes (DP Coordenadora). Início: 01/01/2023.

16) Título PP: Atenção ao parto e nascimento: estratégias para a qualificação e humanização da assistência. Manuela Beatriz Velho (DP Coordenadora). Início: 01/01/2025

17) Título PP: Cuidado em Saúde e Enfermagem de Reabilitação. Soraia Dornelles Schoeller (DP Coordenadora). Início: 01/01/2023.

ÁREA CONCENTRAÇÃO 2 = 14 Projetos de Pesquisa e 14 Docentes Permanente

Linha de Pesquisa 1. TRABALHO, ÉTICA E HISTÓRIA EM SAÚDE E ENFERMAGEM.

1) Título PP: Inovação tecnológica em saúde e enfermagem: implementação e implicações nas cargas de trabalho. Denise Elvira Pires de Pires (DP Coordenadora). Início: 01/01/2023.

2) Título PP: Processo de trabalho em enfermagem em situações críticas de saúde: influência das inovações tecnológicas na qualidade e segurança do cuidado. Elaine Cristina Novatzki Forte (DP Coordenadora). Início: 01/01/2023.

3) Título PP: Trabalho e ética em saúde e enfermagem – experiências reais e aportes teóricos. Flávia Regina Souza Ramos (DP Coordenadora). Início: 01/01/2023.

4) Título PP: Interfaces éticas e políticas em contextos da educação e do trabalho de enfermagem e da saúde. Laura Cavalcanti de Farias Brehmer (DP Coordenadora). Início: 01/01/2023.

5) Título PP: Problemas bio/éticos e propostas de ações profissionais no trabalho em saúde e enfermagem. Mara Ambrosina de Oliveira Vargas (DP Coordenadora). Início: 01/01/2023.

6) Título PP: A história da Enfermagem e sua articulação com o cuidado, o ensino e a pesquisa. Maria Itayra Coelho Padilha (DP Coordenadora). Início 01/01/2023

7) Título PP: Tecitura da história da enfermagem e da saúde nos campos da pesquisa, educação, cuidado e do trabalho. Maria Lígia dos Reis Bellaguarda (DP Coordenadora). Início: 01/01/2023.

Linha de Pesquisa 2. POLÍTICAS E TECNOLOGIAS NA GESTÃO EM SAÚDE E ENFERMAGEM.

8) Título PP: Políticas e gestão de enfermagem do cuidado e da educação universitária: construção de modelos e tecnologias em tempos de Covid-19, pós-modernidade e complexidade. Alacoque Lorenzini Erdmann (DP Coordenadora). Início: 01/01/2023.

9) Título PP: Gestão do cuidado à saúde e melhores práticas: vigilância e inovação tecnológica nas redes de atenção. Ana Lúcia Schaefer Ferreira de Mello (DP Coordenadora). Início: 01/01/2023.

10) Título PP: Gestão de operações em enfermagem e saúde: estratégias para otimizar processos assistenciais com foco na qualidade e segurança do paciente. Diovane Ghignatti da Costa (DP Coordenadora). Início: 01/01/2023.

11) Título PP: Gestão em saúde e inovação tecnológica: perspectivas para consolidação da atenção continuada e integral. Gabriela Marcellino de Melo Lanzoni (DP Coordenadora). Início:  01/01/2023.

12) Título PP: Governança no contexto da gestão em enfermagem e saúde. José Luis Guedes dos Santos (DP Coordenador). Início: 01/01/2023.

Linha de Pesquisa 3. FORMAÇÃO PROFISSIONAL E DOCENTE NA SAÚDE E ENFERMAGEM.

13) Título PP: Currículo, formação e concepções pedagógicas na saúde e na enfermagem. Jussara Gue Martini (DP Coordenadora). Início: 01/01/2023.

14) Título PP: Estudos e projetos interdisciplinares de tecnologias educacionais e aprendizagem permanente na saúde. Monica Motta Lino (DP Coordenadora). Início: 01/01/2023.