Respeitado o prazo limite de 48 meses, os alunos deverão realizar a Defesa de Tese. Para solicitar sua banca, você deve seguir as seguintes etapas:
1) Definindo a composição da Banca:
Em conjunto com seu orientador, defina os membros de sua banca. De acordo com a Instrução Normativa N. 01/PEN/2024 sua banca deve ter a seguinte composição:
Membros efetivos
Presidente: Orientador ou Coorientador
1 – Dr. interno ao PEN
2 – Dr. externo à UFSC
3 – Dr. interno ou externo à UFSC
Membros Suplentes
4 – Dr. interno ao PEN
5 – Dr. externo à UFSC
Confirme a participação de todos os membros do banco, na data e no horário previsto.
2) Realizando uma solicitação de banco
Para solicitar um Banco, o aluno deve:
1) Pré-encher a SOLICITAÇÃO DE BANCA_DT – O documento deverá ser totalmente preenchido e fornecido pelo discente e seu orientador.
No caso de Banco Presencial, o local também deverá ser preenchido no formulário. Para reservar o local da Banca, o aluno ou o orientador deverá fazer uma reserva por meio dos links disponíveis em Reserva de espaço físico .
Além disso, é importante verificar se todos os membros externos do Banco possuem cadastro no PEN. Caso o professor já tenha participado anteriormente de alguma Banca, seu cadastro já estará feito. Caso algum membro do Banco não possua cadastro no PEN, será necessário o envio dos seguintes documentos:
- Ficha de Cadastro de Professores Externos / Ficha de Cadastro de Professores Externos (Versão Inglês)
- Identidade
- CPF
- Diploma de doutorado
Esses documentos são todos enviados via Google Forms .
2) Encaminhar modelo/convite de banca, para divulgação no site do PEN:
Como parte essencial de sua jornada acadêmica, a qualificação/defesa de sua dissertação ou tese representa o culminar de um trabalho árduo, e também uma oportunidade de compartilhar suas descobertas e contribuições significativas para a comunidade científica. Nesse contexto, a divulgação adequada da sua banca de qualificação ou defesa é importante para garantir que o seu trabalho alcance o público adequado e seja reconhecido como merecedor. Neste sentido, criamos modelos para realizarmos a divulgação:
Modelo de link: Canva
Modelo de link: ppt
Esses documentos são todos enviados via Google Forms .
3) Preencher o FORMULÁRIO GOOGLE FORMS – Além de preencher deverá anexar neste Formulário, a Solicitação de Banco assinada e, se necessário, os documentos de membros do Banco conforme especificado acima.