Seminário de Autoavaliação & Planejamento Estratégico – PEN/UFSC
No dia 24 de outubro de 2024, o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (PEN/UFSC) realizou o Seminário de Autoavaliação & Planejamento Estratégico, um evento fundamental para a reflexão crítica e o aprimoramento contínuo de suas práticas acadêmicas e administrativas. O seminário ocorreu na sala 010 do Bloco I, das 8h30 às 17h, reunindo docentes, discentes, egressos e avaliadores externos.
A programação foi cuidadosamente estruturada para promover uma análise aprofundada dos resultados da autoavaliação institucional e, a partir disso, traçar metas e estratégias de desenvolvimento para os próximos anos. O evento teve início com uma apresentação de boas-vindas e uma retrospectiva da autoavaliação realizada em 2022.
Na sequência, os Grupos de Trabalho (GTs) apresentaram os resultados e reflexões a partir de diferentes eixos temáticos:
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GT 1 discutiu os dados das autoavaliações de docentes, discentes e egressos, destacando pontos fortes e aspectos a melhorar.
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GTI – Solidariedade apresentou resultados gerais estratificados e forneceu orientações para preenchimento de relatórios.
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GT 2 abordou questões relacionadas à visibilidade do programa.
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GT 3 trouxe uma análise da produção bibliográfica, sugerindo comparações com programas nota 6 e 7 da CAPES.
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GT 4 expôs dados sobre a produção técnica, com destaque para a participação docente e indicadores específicos.
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GT 5 discutiu a atuação docente, com foco em estratégias de melhoria e impacto acadêmico.
Após o intervalo para almoço, o período da tarde foi dedicado ao Planejamento Estratégico, incluindo a definição da missão, visão, valores e o quadro geral de metas e ações do PEN. O seminário foi encerrado com uma sessão de comentários e discussões com avaliadores externos, que contribuíram com observações qualificadas para o fortalecimento institucional do programa.
O Seminário de Autoavaliação & Planejamento Estratégico reafirma o compromisso do PEN/UFSC com a excelência acadêmica, a transparência e o engajamento coletivo na construção de um programa cada vez mais sólido e alinhado com as demandas da sociedade e da pós-graduação brasileira.