Programa de Pós Graduação em Enfermagem

Reabilitação na Atenção Primária à Saúde: lacunas e desafios

Dissertação (Mestrado)

Author: Silva, Lislayne Luiza da

Contributor Advisor: Schoeller, Soraia Dornelles

Date Issued: 2021

Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2021.

Description Abstract: Os objetivos do estudo foram conhecer a perspectiva de profissionais da atenção primária à saúde sobre a reabilitação da pessoa com deficiência física e refletir sobre a reabilitação da pessoa com deficiência física na atenção primária à saúde, sob a ótica da Teoria do Reconhecimento. Foi utilizada abordagem qualitativa, com os métodos de estudos transversal e reflexivo. A coleta de dados aconteceu de forma on-line, entre os meses de maio e junho de 2021, por meio de questionário on-line. A análise dos dados foi realizada por imersão, e para o manuscrito dois foi associada à Teoria do Reconhecimento, de Axel Honneth. Os pilares da teoria, amor, direito e solidariedade, foram relacionados ao processo de reabilitação da pessoa com deficiência física na atenção primária. Participaram da pesquisa 10 profissionais de saúde que atuam na atenção primária, com formações distintas. A reabilitação foi definida como processo que objetiva manter/ reestabelecer a funcionalidade do indivíduo, promovendo autonomia e independência. Foi destacada a invisibilidade na atenção primária, porém os participantes refletiram que sendo parte do processo saúde-doença, está presente a todo momento. Ações de reabilitação estão inseridas na atenção primária, todavia há necessidade da valorização, estímulos aos profissionais, gestão eficiente e investimentos. A reabilitação encoraja o sujeito a se perceber como único e especial, e lutar por seus objetivos. Relacionado com a concepção de autonomia intersubjetiva de Honneth, baseada na autorrealização dos sujeitos, as pessoas com deficiência e os profissionais de saúde se autorrealizam por meio de interrelações, ao passo em que se reconhecem reciprocamente dotadas de autoconfiança, autorrespeito e autoestima. Os resultados do presente estudo podem representar novas perspectivas para a reabilitação da pessoa com deficiência física na atenção primária. A desconstrução da visão biomédica e o reconhecimento dos sujeitos como seres completos permitirão um processo de busca ativa pela autonomia e bem viver, pautado na autorrealização dos agentes envolvidos.

Description Abstract - ENG: Abstract: The objectives of the study were to understand the perspective of primary health care professionals on the rehabilitation of people with physical disabilities and to reflect on the rehabilitation of people with physical disabilities in primary health care, from the perspective of the Theory of Recognition. A qualitative approach was used, with the methods of cross-sectional and reflective studies. Data collection took place online, between May and June 2021, through an online questionnaire. Data analysis was performed by immersion, and for manuscript two it was associated with Axel Honneth's Theory of Recognition.The pillars of theory, love, law and solidarity were related to the rehabilitation process of people with physical disabilities in primary care. The study was 11 health professionals working in primary care, with different backgrounds. Rehabilitation was defined as a process that aims to maintain/reestablish the functionality of the individual, promoting autonomy and independence. The invisibility in primary care was highlighted, but the participants reflected that being part of the health-disease process is present at all times. Rehabilitation actions are included in primary care, however there is a need for valorization, stimuli to professionals, efficient management and investments. Rehabilitation encourages the subject to perceive himself as unique and special, and fight for his/her goals. Related to Honneth's conception of intersubjective autonomy, based on the self-realization of subjects, people with disabilities and health professionals self-perform through interrelationships, while mutually recognized as endorsed with self-confidence, self-respect and self-esteem. The results of the present study may represent new perspectives for the rehabilitation of people with physical disabilities in primary care. The deconstruction of the biomedical view and the recognition of the subjects as complete beings will allow a process of active search for autonomy and well-living, based on the self-realization of the agents involved.