Programa de Pós Graduação em Enfermagem

Piccped®: construção de um aplicativo móvel para segurança do paciente pediátrico na manutenção do cateter central de inserção periférica

Dissertação (Mestrado)

Author: Souza, Sabrina de

Contributor Advisor: Rocha, Patrícia Kuerten

Date Issued: 2017

Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2017.

Description Abstract: Os Cateteres Centrais de Inserção Periférica são amplamente utilizados na área da pediatria e apresentam benefícios em relação aos demais cateteres venosos centrais. No entanto, eventos adversos relacionados ao manejo inadequado deste dispositivo são relatados e apresentam desfechos negativos, como o aumento da morbidade de pacientes e a fragilidade da segurança do paciente na instituição. Na tentativa de mudança deste panorama, destacam-se as potencialidades e abrangência de um aplicativo móvel, que aliado a simulação virtual, torna-se importante ferramenta para auxílio ao raciocínio clínico e tomadas de decisões de profissionais de saúde. Assim, este estudo teve como objetivos: propor um processo metodológico de construção de aplicativos móveis para a área da saúde; e, construir um aplicativo móvel embasado na Aprendizagem Baseada em Problemas que auxilie no raciocínio clínico e na tomada de decisão do enfermeiro frente à prevenção de eventos adversos relacionados ao cateter central de inserção periférica em pediatria. O aplicativo foi construído no período de março de 2016 a outubro de 2017, tendo como público-alvo enfermeiros que assistem crianças em nível hospitalar. O conteúdo do aplicativo seguiu os princípios da aprendizagem baseada em problemas e foi elaborado a partir de evidências científicas atuais, tendo como base guidelines de Instituições nacionais e internacionais. O conteúdo foi reunido em seis eixos, que posteriormente foram divididos como procedimentos para manutenção no aplicativo, que são: avaliação do local de inserção , curativo do Cateter Central de Inserção Periférica , posicionamento adequado , manutenção da permeabilidade , administração de fluidos e prevenção de infecção . Ainda, foi elaborado um caso clínico geral e para cada um dos seis eixos um caso clínico específico. A construção do aplicativo, denominado PiccPed®, foi realizada por duas coordenadoras/conteudistas/revisoras, uma revisora, um programador e dois designers gráficos. Como resultado desta construção, foram elaborados dois artigos: Construção de Aplicativos Móveis: Inovação Tecnológica em Saúde e PiccPed®: Prevenção de Eventos Adversos na Manutenção do Cateter Central de Inserção Periférica em Pediatria . O primeiro artigo teve como objetivo propor um processo metodológico para construção de um aplicativo móvel no contexto da área da saúde, devido a lacuna de conhecimento existente e a necessidade da padronização do processo de construção desta tecnologia, como também, de rigor metodológico. O segundo artigo teve como objetivo a construção de um aplicativo móvel que dê suporte ao raciocínio clínico e tomada de decisão do enfermeiro frente à prevenção de eventos adversos relacionados ao cateter central de inserção periférica em pediatria. Apresenta-se neste artigo a descrição da construção do PiccPed® e apresentação do aplicativo, incluindo as ferramentas e estratégias utilizadas para estímulo à realização da avaliação clínica e tomada de decisão dentre as situações de manejo do Cateter Central de Inserção Periférica. Espera-se que esta pesquisa forneça suporte a futuros estudos de elaboração de aplicativos, contribuindo com o aprimoramento da prática clínica. E, por fim, almeja-se que o PiccPed® auxilie profissionais na realização de uma assistência segura aos pacientes pediátricos em uso do Cateter Central de Inserção Periférica.

Description Abstract - ENG: Abstract : Peripherally inserted central catheters are widely used in pediatrics and have benefits when compared with other central venous catheters. However, adverse events related to the inadequate management of this device are reported and present negative outcomes, such as increased patient morbidity and fragility of patient safety in the institution. In an attempt to change this scenario, the potentialities and scope of a mobile application, which together with virtual simulation, become an important tool to aid clinical reasoning and decision-making by health professionals. Thus, the objectives of this study were: to propose a methodological process for the construction of a mobile application for the healthcare area; and, to create a mobile application based on Problem Based Learning that helps the clinical reasoning and the decision making of the nurse in relation to the prevention of adverse events related to the peripherally inserted central catheter in pediatric care. The application was created in the period from March 2016 to October 2017, targeting nurses caring for children in the hospital environment. The content of the application followed the principles of problem-based learning and was drawn from current scientific evidence which are based on national and international guidelines. The contents were grouped into six axes, which were then divided as maintenance procedures in the application, which are: "insertion site evaluation", "peripherally inserted central catheter dressing", "adequate positioning", "permeability maintenance", "fluid administration" and "infection prevention". As well as the above, a general clinical case was elaborated and a specific clinical case was developed for each of the six axes. The construction of the application, called PiccPed®, was carried out by two coordinators / content managers / reviewers, one reviewer, one programmer and two graphic designers. As a result of this construction, two articles were elaborated: "Construction of Mobile Applications: Technological Innovation in Health" and "PiccPed®: Prevention of Adverse Events in the Maintenance of the Peripherally Inserted Central Catheter in Pediatrics". The first article aimed to propose a methodological process for the construction of a mobile application in the context of the healthcare area due to the existing gap in knowledge and the need to standardize the construction process of this technology, as well as methodological rigor. The second article aimed at the construction of a mobile application that supports the clinical reasoning and decision making of nurses in the prevention of adverse events related to the peripherally inserted central catheter in pediatrics. This paper presents a description of the construction of the PiccPed® and the presentation of the application, including the tools and strategies used to stimulate the clinical evaluation and decision making among the management situations of the Peripherally Inserted Central Catheter. It is hoped that this research will support future application development studies, contributing to the improvement of clinical practice. And finally, it is hoped that PiccPed® will assist professionals in providing safe care to pediatric patients using Peripherally Inserted Central Catheters.