O Processo de interação propiciando ensino e aprendizagem na vivencia com a ostomia
Dissertação (Mestrado)
Author: Mantovani, Maria de Fatima
Contributor Advisor: Trentini, Mercedes
Date Issued: 1996
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Saude. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Description Abstract: Estudo realizado junto a pacientes no pré e pós operatório de ostomias intestinais, seus familiares e equipe de saúde no ambiente hospitalar; cujo objetivo foi a implementação de prática assistencial, norteada pelos conceitos de interação, comunicação e percepção da Teoria de Alcance de Objetivos de King. O trabalho foi realizado no período de agosto de 1994 a outubro de 1995. O processo de enfermagem utilizado constou de quatro fases: encontro inicial, visitas de acompanhamento, encontros em grupo e avaliação. Participaram desta prática assistencial ostomizados intestinais da comunidade, o que possibilitou a troca de informações entre pessoas que vivenciaram situações semelhantes. O resultado deste caminhar é apresentado sob a forma de descrição-narrativa da trajetória de três pacientes, da análise emergiram temas destacando-se: a necessidade de informações, o medo, a negação da ostomia, a assistência prestada, as crenças e os valores. O processo interativo foi desencadeado e facilitado pela percepção e comunicação dos atores envolvidos, o que propiciou a formulação de uma proposta alternativa, voltada para o contexto hospitalar, que utiliza como estratégia a participação de ostomizados da comunidade na formação de agentes multiplicadores no processo de ensinar e aprender a conviver com a ostomia.