Programa de Pós Graduação em Enfermagem

O agir comunicativo permeando as tecnologias educacionais na construção do conhecimento em enfermagem

Tese (Doutorado)

Author: Nascimento, Suzana Rodrigues do

Contributor Advisor: Prado, Marta Lenise do

Date Issued: 2005

Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.

Description Abstract: Vários autores têm-se dedicado ao estudo da educação e à formulação de conceitos que possam traduzi-la. Há os que se refiram à educação como uma forma específica de comunicação, valorizada no diálogo entre indivíduos, escola e mundo. Educar como um processo vivo de partilha e co-responsabilização entre professores e alunos, chamados por Habermas de sujeitos comunicantes. Essa capacidade de falar e agir, denominada agir comunicativo, ultrapassa o simples uso da fala como forma de transmitir informações desprovidas de significados, para interagir com os sujeitos que buscam entendimento, ou relação intersubjetiva. Meu objetivo neste estudo é compreender de que modo a teoria da ação comunicativa de Jürgen Habermas permeia as tecnologias educacionais na construção do conhecimento em cursos de graduação em Enfermagem. Para isso, optei pela pesquisa qualitativa e pela observação nãoparticipante, da qual participaram docentes de duas escolas superiores de Enfermagem de Curitiba, no período de nov./dez de 2002 a março de 2003. A hermenêutica foi utilizada na compreensão e análise das observações. O estudo foi norteado na teoria do agir comunicativo de Jürgen Habermas e, em autores como Assman, Libâneo, Germano, Araújo, entre outros. Os resultados, convidam à refletir sobre a construção do conhecimento não somente na enfermagem, mas em toda área de saúde, para a partir destes, buscar novas alternativas educacionais. Afinal, tecnologias educacionais não podem ser consideradas apenas recursos e equipamentos, mas precisam ser visualizadas em parceria às didáticas e aos métodos de ensino adotados para a construção do conhecimento, que pode ser favorecida pela relação intersubjetiva docente aluno, como propõe o agir comunicativo.