Programa de Pós Graduação em Enfermagem

Ensino das infecções sexualmente transmissíveis no curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (1977-2019)

Dissertação (Mestrado)

Author: Dal Vesco, Stéfany Nayara Petry

Contributor Advisor: Padilha, Maria Itayra Coelho de Souza

Date Issued: 2020

Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2020.

Description Abstract: Objetivo: compreender os modos de abordagem do tema Infecções Sexualmente Transmissíveis no Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina no período de 1977 a 2019. O marco conceitual do estudo é o da vulnerabilidade. Método: Pesquisa qualitativa sócio histórica cuja coleta de dados foi realizada por meio das fontes orais e documentais. As participantes foram 13 docentes do Curso de Graduação em Enfermagem. As fontes documentais foram compostas por projetos políticos pedagógicos, catálogos, grades curriculares e planos de ensino. Realizada análise temática dos dados, gerando três categorias. Resultados: Categoria 1: Reformas curriculares na transformação do ensino em enfermagem no Brasil (1969-2001) que discutiu a relevância das reformas curriculares na transformação do ensino de graduação em enfermagem no Brasil. Os resultados apontam a importância do currículo na formação do enfermeiro e como o mesmo delineia o perfil do profissional a ser formado. O currículo deve atender as demandas educacionais preconizadas nas políticas de educação e saúde, assim como atender as necessidades epidemiológicas da região. Categoria 2: Infecções sexualmente transmissíveis - Qual o valor deste conteúdo nos currículos de enfermagem? Com o objetivo de identificar a abordagem da temática relativa às Infecções Sexualmente Transmissíveis no Curso de Graduação em Enfermagem de uma Universidade Federal do Sul do Brasil (1977-2019). Os resultados evidenciam a discussão dessa temática no curso nos anos 1970 muito associada ao departamento de saúde pública, e na visão dos docentes está inserida no currículo de forma situacional. É vista de modo mais evidente nos campos de prática e em atividades educativas. Categoria 3: O dito e o não dito no ensino das infecções sexualmente transmissíveis. Teve o objetivo de analisar o dito e o não dito acerca das Infecções Sexualmente Transmissíveis em um Curso de Graduação em Enfermagem do Sul do Brasil (1977-2019). Os resultados demonstram que o ensino da sexualidade, infecções sexualmente transmissíveis e populações vulneráveis é tratado como um tópico que envolve dificuldades associadas à tabus e estigma. Conclusão: O currículo de enfermagem reflete o enfermeiro a ser formado e as transformações e reformulações curriculares são levantadas de maneira a qualificar o ensino. A temática das infecções sexualmente transmissíveis nos currículos de enfermagem aparece de maneira situacional e atrelada inicialmente a docentes do departamento de saúde pública. Não é evidenciada como estrutura curricular obrigatória, assim, perpassa pelo decorrer do curso em momentos específicos nos campos de prática. Os conteúdos que englobam, a sexualidade, a vulnerabilidade e as infecções sexualmente transmissíveis, apesar da evolução do campo cientifico, são vistos de maneira estigmatizada. O ensino desses tópicos possui barreiras com vistas do reconhecimento do estudante enquanto população vulnerável, limitações dos docentes em abordar essas questões e dificuldades durante o curso em aproximar-se e intervir sobre as populações vulneráveis.