Componentes para desenvolvimento de dispositivo de realidade aumentada voltado à orientação de crianças para procedimento cirúrgico
Dissertação (Mestrado)
Author: Caetano, Jaqueline
Contributor Advisor: Tourinho, Francis Solange Vieira
Date Issued: 2020
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2020.
Description Abstract: O processo de hospitalização e a necessidade de realização de procedimentos invasivos, como uma cirurgia, podem ser intimidadores para uma criança e também muitas vezes serem traumáticos, gerando incômodo, ansiedade, angústia, medo, apatia, fuga, tensão, desconforto, sentimento de tristeza e agressividade. Porém, promover uma orientação, compartilhando informações relacionadas ao período perioperatório, visando o entendimento da criança sobre as intervenções as quais serão submetidas, pode ser uma alternativa relevante na redução de tais sentimentos negativos. Atualmente, a equipe de enfermagem utiliza diversas formas para realizar uma adequada orientação, principalmente através da arte lúdica, entretanto com o avanço tecnológico, novas técnicas estão em desenvolvimento, sendo a Realidade Aumentada (RA) uma proposta inovadora para a orientação da criança para um procedimento cirúrgico, pois por meio do uso de computadores, smathphones ou videogames é possível combinar informações digitais com informações reais para assim criar uma nova realidade, apresentando-se como uma alternativa bastante atrativa, principalmente ao público jovem, pois oferece ambientes enriquecidos de imersão, e exploração, capacitando a compreensão, memorização e aprendizagem. Sendo assim, este estudo tem como objetivo identificar os componentes necessários à construção de um dispositivo educativo de RA, voltado ao período perioperatório de um procedimento cirúrgico. Trata-se de uma pesquisa aplicada, metodológica. Para atingir o objetivo proposto, o estudo se deu em duas etapas, sendo a primeira, identificar o que se tem produzido de aplicativos voltados ao preparo para um procedimento cirúrgico através da realização de uma prospecção tecnológica, que conta com a busca por aplicativos, softwares nas lojas virtuais Apple Store® e Google Play®, com a inclusão de aplicativos voltados a orientação em procedimento cirúrgico; educativos e outros para a área da saúde e que apresentem procedimentos em centro cirúrgico. A segunda etapa buscou identificar e mapear componentes necessários ao entendimento da criança quanto aos procedimentos e etapas que irá se deparar durante o período perioperatório, para tal, realizou-se uma revisão sistemática do tipo Scoping Review com a busca sendo realizada nas bases de dados: Sistema Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (LILAC's), Scientific Eletronic Online (SciELO), SCOPUS, WEB OF SCIENCE, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Base de Dados de Enfermagem (BDENF), com recorte temporal de 10 anos (2010 ? 2019). A partir da prospecção tecnológica, foram encontrados 67 aplicativos, classificados em quatro categorias e através da Scoping Review, foram encontrados 16 estudos que descreviam as etapas do período perioperatório. Concluiu-se que há um número considerável de aplicativos móveis para área da saúde, porém poucos possuem conteúdo específico para orientação pré-operatória e nenhum voltado ao público infantil, além disso, foi possível identificar os componentes necessários ao entendimento da criança quanto aos procedimentos e etapas que irá se deparar durante o período perioperatório, porém com diferenças que variam de uma instituição para outra. Dessa forma, é notório que há uma necessidade em construir-se materiais educativos que visem a clientela infantil, portanto, pretende-se que o material deste faça parte da elaboração de um dispositivo educativo de RA voltado à orientação de crianças para um procedimento cirúrgico.