Competência para o autocuidado da mulher que vivencia o processo de gestar: contribuições para a enfermagem
Author: Ghisleri, Daniela Linhares da Silva
Contributor Advisor: Santos, Evanguelia Kotzias Atherino dos
Date Issued: 2008
Description: Trata-se de uma Pesquisa Convergente-Assistencial, de natureza qualitativa, desenvolvida no contexto da Unidade de Saúde da Família (USF) do Bairro Centenário abrangendo quatro bairros do município de Lages-SC: Santo Antônio, São Luiz, Centenário e Morro Grande. Teve como objetivos desenvolver um processo assistencial com base na identificação da competência para o autocuidado da mulher que vivencia o processo de gestar e identificar de que modo a Enfermagem pode contribuir, durante o processo de cuidar, para o fortalecimento da competência para o utocuidado das mulheres que vivenciam o processo de gestar. Foi adotado como referencial teórico para dar sustentação ao estudo, a Teoria Geral do Autocuidado de Dorothea E. Orem. O estudo foi desenvolvido em dois momentos: o primeiro no período de outubro e novembro de 2007 e o segundo momento de abril a início de junho de 2008. Os sujeitos participantes foram quatro mulheres que vivenciavam o processo de gestar. A coleta de informações foi realizada durante o processo de cuidar seguindo os passos do processo de enfermagem conforme proposto por Orem, utilizando as técnicas de observação e da entrevista semi-estruturada, abordando os requisitos de autocuidado universais, os relativos ao desenvolvimento e aqueles relacionados aos desvios da saúde. Para cada requisito foram identificados os componentes da competência do indivíduo para o autocuidado: físicos, cognitivos, afetivos e ambientais. No planejamento da assistência, as metas e os objetivos priorizaram ações de suporte educativo com vistas ao fortalecimento da competência para o autocuidado da mulher que vivencia o processo de gestar. A análise das informações obtidas durante o desenvolvimento da prática assistencial e investigativa, constou de quatro processos genéricos: apreensão, síntese, teorização e transferência. Desta análise emergiram categorias relacionadas às competências para o autocuidado da mulher que vivencia o processo de gestar, destacando-se como principais as relativas aos requisitos de autocuidado universais - manutenção do influxo de ar, manutenção do influxo suficiente de alimentos, manutenção ao equilíbrio entre atividade e repouso e aos processos vitais, e aos requisitos de autocuidado desenvolvimentais. Os resultados mostram que as mulheres, mesmo apresentando baixo nível socioeconômico, contextos vivenciais, familiares, culturais e educacionais distintos, demonstram capacidade para se engajar em ações de autocuidado para satisfazerem suas necessidades continuadas de autocuidado, em busca de autonomia no processo de autocuidarse, de desempenharem o papel de protagonista de seu cuidado, sentindo-se seguras em optar pelos cuidados que projetou juntamente com a enfermeira, inovando e repensando as ações para com sua saúde e bem estar. Este processo é facilitado pelas contribuições da Enfermeira no sentido do crescimento e da conquista de melhor qualidade em seu processo de viver. It is a convergent, assistance research, of qualitative nature, developed in the context of the Family Health Unit (FHU) at Centenário District, comprising four districts within the municipality of Lages, Santa Catarina: Santo Antônio, São Luiz, Centenário and Morro Grande. We had as objectives to develop an assistance process based on identification of the competence for self-care of women undergoing pregnancy and identifying by which means Nursing is able to contribute, during the caring process, for the strengthening of the competence for the self-care of women undergoing pregnancy. It was adopted as a theoretical reference to give support to the study, Dorothea E. Orem#s Self-Care Deficit Nursing Theory. The study was developed in two moments: the first in October and November 2007 and the second in April to early June 2008. The participant subjects were four women who were pregnant. The collection of information took place during the caring process following the step of the nursing process as presented by Orem, using the observation techniques and semistructured interview, approaching the universal requirements of self-care, the ones relating to the development and the ones related to the health deviations. For each requirement it was identified the components of the individual#s competence for self-care: physical, cognitive, affective and environmental. At the planning of assistance, the goals and objectives prioritized actions of education support seeking the strengthening of competence for self-care of women undergoing pregnancy. The analysis of information obtained during the development of the assistance and investigative practice, was composed by four generic processes: apprehension, synthesis, theorization and transference. From this analysis emerged the major competences for the self-care of women undergoing pregnancy: physical, cognitive, motivational capabilities and environmental means for committing to actions of self-care related to: maintenance of air influx, maintenance of enough food influx, maintenance to the balance between activity and rest and to the vital and development processes. The results show that women, even presenting low social and economical levels, distinct life, familiar, cultural and educational contexts, demonstrate capability of committing to actions of self-care to please their continuing needs of care, seeking autonomy in the process of self-caring, playing the role of chief character in their care, feeling safe in opting for the types of care which they projected together with the nurse, innovating and reconsidering the actions towards their health and well-being. This process is made easier by the contributions of the nurse in the sense of growing and acquiring better quality in their living process.
Description Abstract: Trata-se de uma Pesquisa Convergente-Assistencial, de natureza qualitativa, desenvolvida no contexto da Unidade de Saúde da Família (USF) do Bairro Centenário abrangendo quatro bairros do município de Lages-SC: Santo Antônio, São Luiz, Centenário e Morro Grande. Teve como objetivos desenvolver um processo assistencial com base na identificação da competência para o autocuidado da mulher que vivencia o processo de gestar e identificar de que modo a Enfermagem pode contribuir, durante o processo de cuidar, para o fortalecimento da competência para o utocuidado das mulheres que vivenciam o processo de gestar. Foi adotado como referencial teórico para dar sustentação ao estudo, a Teoria Geral do Autocuidado de Dorothea E. Orem. O estudo foi desenvolvido em dois momentos: o primeiro no período de outubro e novembro de 2007 e o segundo momento de abril a início de junho de 2008. Os sujeitos participantes foram quatro mulheres que vivenciavam o processo de gestar. A coleta de informações foi realizada durante o processo de cuidar seguindo os passos do processo de enfermagem conforme proposto por Orem, utilizando as técnicas de observação e da entrevista semi-estruturada, abordando os requisitos de autocuidado universais, os relativos ao desenvolvimento e aqueles relacionados aos desvios da saúde. Para cada requisito foram identificados os componentes da competência do indivíduo para o autocuidado: físicos, cognitivos, afetivos e ambientais. No planejamento da assistência, as metas e os objetivos priorizaram ações de suporte educativo com vistas ao fortalecimento da competência para o autocuidado da mulher que vivencia o processo de gestar. A análise das informações obtidas durante o desenvolvimento da prática assistencial e investigativa, constou de quatro processos genéricos: apreensão, síntese, teorização e transferência. Desta análise emergiram categorias relacionadas às competências para o autocuidado da mulher que vivencia o processo de gestar, destacando-se como principais as relativas aos requisitos de autocuidado universais - manutenção do influxo de ar, manutenção do influxo suficiente de alimentos, manutenção ao equilíbrio entre atividade e repouso e aos processos vitais, e aos requisitos de autocuidado desenvolvimentais. Os resultados mostram que as mulheres, mesmo apresentando baixo nível socioeconômico, contextos vivenciais, familiares, culturais e educacionais distintos, demonstram capacidade para se engajar em ações de autocuidado para satisfazerem suas necessidades continuadas de autocuidado, em busca de autonomia no processo de autocuidarse, de desempenharem o papel de protagonista de seu cuidado, sentindo-se seguras em optar pelos cuidados que projetou juntamente com a enfermeira, inovando e repensando as ações para com sua saúde e bem estar. Este processo é facilitado pelas contribuições da Enfermeira no sentido do crescimento e da conquista de melhor qualidade em seu processo de viver. It is a convergent, assistance research, of qualitative nature, developed in the context of the Family Health Unit (FHU) at Centenário District, comprising four districts within the municipality of Lages, Santa Catarina: Santo Antônio, São Luiz, Centenário and Morro Grande. We had as objectives to develop an assistance process based on identification of the competence for self-care of women undergoing pregnancy and identifying by which means Nursing is able to contribute, during the caring process, for the strengthening of the competence for the self-care of women undergoing pregnancy. It was adopted as a theoretical reference to give support to the study, Dorothea E. Orem#s Self-Care Deficit Nursing Theory. The study was developed in two moments: the first in October and November 2007 and the second in April to early June 2008. The participant subjects were four women who were pregnant. The collection of information took place during the caring process following the step of the nursing process as presented by Orem, using the observation techniques and semistructured interview, approaching the universal requirements of self-care, the ones relating to the development and the ones related to the health deviations. For each requirement it was identified the components of the individual#s competence for self-care: physical, cognitive, affective and environmental. At the planning of assistance, the goals and objectives prioritized actions of education support seeking the strengthening of competence for self-care of women undergoing pregnancy. The analysis of information obtained during the development of the assistance and investigative practice, was composed by four generic processes: apprehension, synthesis, theorization and transference. From this analysis emerged the major competences for the self-care of women undergoing pregnancy: physical, cognitive, motivational capabilities and environmental means for committing to actions of self-care related to: maintenance of air influx, maintenance of enough food influx, maintenance to the balance between activity and rest and to the vital and development processes. The results show that women, even presenting low social and economical levels, distinct life, familiar, cultural and educational contexts, demonstrate capability of committing to actions of self-care to please their continuing needs of care, seeking autonomy in the process of self-caring, playing the role of chief character in their care, feeling safe in opting for the types of care which they projected together with the nurse, innovating and reconsidering the actions towards their health and well-being. This process is made easier by the contributions of the nurse in the sense of growing and acquiring better quality in their living process.