Programa de Pós Graduação em Enfermagem

Compartilhando o cuidado à criança: construindo conhecimentos e práticas de controle de infecção hospitalar

Tese (Doutorado)

Author: Gomes, Giovana Calcagno

Contributor Advisor: Erdmann, Alacoque Lorenzini

Date Issued: 2005

Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.

Description Abstract: Este estudo teve como referencial teórico o Interacionismo Simbólico e metodológico a Teoria Fundamentada nos Dados. Seus objetivos foram desvelar os significados que as famílias constroem, durante a internação hospitalar da criança que orientam suas ações ao cuidá-la e apresentar um modelo teórico acerca deste cuidado. Para o levantamento e análise comparativa dos dados foram definidos quatro grupos amostrais formados por quinze famílias que tinham um filho internado no hospital. Os locais da coleta foram a Unidade de Pediatria e de Convênios do Hospital Universitário e a Unidade de Pediatria da Associação de Caridade Santa Casa do Rio Grande. Os métodos de coleta utilizados foram a entrevista e a observação participante. Os dados foram validados por três famílias. O modelo teórico formulado foi Compartilhando o cuidado à criança: refletindo o ser família e construindo um novo modo de cuidar a partir da vivência na internação hospitalar. Verifica-se que, as famílias que vivenciam a internação hospitalar da criança passam por um processo formado por três etapas: vivenciando o cuidado à criança no domicílio antes da internação; vivenciando o cuidado à criança no hospital e preparando-se para a alta hospitalar. O modelo teórico formulado confirma a tese defendida de que as famílias que possuem crianças internadas no hospital constroem significados que orientam suas ações de cuidado à criança a partir das interações que estabelecem durante esta experiência.