Programa de Pós Graduação em Enfermagem

Avaliação em projetos de enfermagem: um modelo teorico

Tese (Doutorado)

Author: Cartana, Maria do Horto Fontoura

Contributor Advisor: Souza, Maria de Lourdes de

Date Issued: 2001

Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.

Description Abstract: Este estudo, denominado "Avaliação em projetos de Enfermagem. Um modelo teórico" trata-se de requisito para obtenção do título de Doutor. Versa sobre a avaliação em projetos de Enfermagem sob a perspectiva de sua sistematização. Foi construído um modelo teórico para avaliação em projetos de Enfermagem em termos de sua forma e conteúdo. A forma teve como fundamentação teórica a cultura de avaliação como atividade profissional e a ação comunicativa de Habermas (1999). O conteúdo foi construído sob a ótica de Aoki (1986), no qual contemplou-se as orientações de avaliação técnica, interpretativa situacional e crítica. A partir do modelo teórico foi examinado, através de um estudo de caso, o Projeto Auxiliar de Enfermagem da UFSC. O caso foi descrito nos seus antecedentes, modelo lógico, cultura e características do processo de avaliação realizado. O Projeto Auxiliar adotou avaliação sistemática semelhante ao modelo teórico na organização do tempo e na utilização dos resultados para orientar as atividades, adotando concepção diferente na participação e na orientação interpretativa situacional. O Projeto contribuiu para a cultura da avaliação sistemática em termos da demonstração da possibilidade da adoção da avaliação sistemática em projetos complexos, do significado da participação como diálogo e da adoção simultânea das três orientações de avaliação.