O Programa Institucional de Internacionalização (Capes-PrInt) foi lançado em 2017 por meio do Edital nº 41/2017, com o objetivo de selecionar Projetos Institucionais de Internacionalização em Instituições de Ensino Superior e Institutos de Pesquisa no Brasil.
O programa tem como objetivos:
- Fomentar a construção, implementação e consolidação de planos estratégicos de internacionalização nas áreas prioritárias definidas pelas instituições participantes;
- Estimular a formação de redes internacionais de pesquisa visando ao aprimoramento da qualidade da produção científica vinculada à pós-graduação;
- Ampliar o apoio à internacionalização nos programas de pós-graduação stricto sensu;
- Promover a mobilidade de docentes e discentes, especialmente doutorandos, pós-doutorandos e professores, tanto para o exterior quanto do exterior para o Brasil;
- Estimular a transformação das instituições participantes em ambientes internacionalizados;
- Integrar outras ações de fomento da CAPES aos esforços institucionais de internacionalização.
Os itens financiáveis no âmbito do Capes-PrInt incluem:
- Auxílio para missões de trabalho no exterior;
- Recursos para manutenção de projetos;
- Bolsas no exterior:
- Doutorado Sanduíche;
- Professor Visitante Júnior (antigo pós-doutorado com vínculo);
- Professor Visitante Sênior (antigo estágio sênior);
- Capacitação em cursos de curta duração (summer/winter schools);
- Bolsas no país:
- Jovem Talento;
- Professor Visitante;
- Pós-Doutorado.
Na UFSC, o Projeto Institucional de Internacionalização foi desenvolvido por meio do Edital Conjunto CG-PrInt/UFSC nº 01/2018/PROPG/PROPESQ, que visava mobilizar os Programas de Pós-Graduação para a submissão de subprojetos interdisciplinares, com a participação de ao menos três PPGs e alinhados ao Plano Institucional de Internacionalização da UFSC.
Mais informações estão disponíveis na página oficial do PrInt da UFSC:
🔗 https://propg.ufsc.br/cin/print/
O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC (PEN/UFSC) atuou como programa-líder de um dos projetos aprovados na área de Saúde Humana, intitulado “Educação interprofissional em saúde”, sob coordenação da Profa. Dra. Jussara Gue Martini.
🔹 Montante aprovado: R$ 1.892.151,66
🔹 PPGs participantes: Enfermagem (líder), Saúde Coletiva e Farmácia
A seguir, apresentam-se as principais atividades vinculadas ao Capes-PrInt desenvolvidas no escopo do PEN/UFSC:
Principais Atividades Desenvolvidas (Mobilidade Internacional e Recepção de Visitantes) no escopo do projeto:
Canadá
Brock University
• Professores visitantes: Amina da Silva (2024) – Docente anfitriã: Maria Itayra Padilha
Toronto Metropolitan University
• Professores visitantes: Margareth Zanchetta (2024) – Docente anfitriã: Marli Terezinha Stein Backes
University of Ottawa
• Professores visitantes: Chantal Backman (2024) – Docente anfitriã: Ana Lúcia Schaefer Ferreira de Mello
• Discentes no exterior (Doutorado Sanduíche): Franciely Daiana Engel (2023)
University of Toronto
• Professores visitantes: Denise Gastaldo (2023) – Docente anfitriã: Mara Ambrosina de Oliveira Vargas
• Missões docentes: Elisiane Lorenzini (2023)
Estados Unidos
New York University
• Professores visitantes: Alisson Squires (2024) – Docente anfitrião: José Luís Guedes dos Santos
• Missões docentes: José Luís Guedes dos Santos (2023)
University of Louisville
• Professores visitantes: Ratchneewan Ross (2023) – Docente anfitriã: Mara Ambrosina de Oliveira Vargas
University of Michigan
• Professores visitantes: Rogério Meireles Pinto (2023) – Docente anfitrião: José Luís Guedes dos Santos
University of Nebraska Medical Center
• Professores visitantes: Thaís Fávero Alves (2024) – Docente anfitriã: Francis Solange Vieira Tourinho
Western Carolina University
• Professores visitantes: Francine Hebert Sheppard (2023) – Docente anfitriã: Gabriela Marcellino de Melo Lanzoni
Bélgica
Ghent University
• Professores visitantes: Ricardo Ayala (2022) – Docente anfitriã: Flávia Regina Souza Ramos
• Professores visitantes: Ricardo Ayala (2022) – Docente anfitriã: Jussara Gue Martini
Escócia
University of Dundee
• Professores visitantes: Camila Biazzus-Dalcin (2023) – Docente anfitriã: Patrícia Kuerten Rocha
Espanha
Universidad de Barcelona
• Missões docentes: Jussara Gue Martini (2022)
• Missões docentes (Pós-Doutorado): Daniele Delacanal Lazzari (2024)
Holanda
Universidade de Groningen
• Missões docentes (Pós-Doutorado): Francis Solange Vieira Tourinho (2024)
Itália
Universidade de Genova
• Missões docentes: Mara Vargas (2023)
Università di Parma
• Missões docentes: Gisele Cristina Manfrini (2023)
Portugal
Escola Superior de Enfermagem do Porto
• Professores visitantes: Maria José Lumini Landeiro (2024) – Docente anfitriã: Denise Elvira Pires de Pires
• Discentes no exterior (Doutorado Sanduíche): Ianka Cristina Celuppi (2023)
Austrália
The University of Queensland (AVATAR)
• Discentes no exterior (Doutorado Sanduíche):
- Patrícia Fernandes Albeirice da Rocha (2023)
- Sabrina Souza (2023)
- Thiago Lopes Silva (2023)
• Missões docentes: Patrícia Kuerten Rocha (2023)
A seguir, informações sobre Editais e outras ações desenvolvidas:
Editais PRINT 2023:
Os links para os editais e formulários de inscrição estão disponíveis na página da PROPG através deste LINK.
As vagas disponibilizadas são apenas aquelas já processadas pela CAPES (valores do contingenciamento de 2019). A distribuição de orçamento encaminhada pelos(as) coordenadores(as) recentemente ainda não foi processada no SCBA. O prazo de processamento é janeiro. Portanto, aparecem nos editais como Cadastro de Reserva.
» Edital DSE n° 3/2020/PROPG – Doutorado Sanduíche no Exterior – Saúde Humana
» Edital PVB n° 7/2020/PROPG – Professor Visitante no Brasil e Formação de Cadastro Reserva
» Edital PVE nº 8/2020/PROPG – Professor Visitante no Exterior Júnior e Sênior
(11/08/2020) – Informamos que, com o apoio da SINTER, conseguimos realizar a publicação a versão do edital para seleção Professor Visitante no Brasil em língua inglesa. A versão do edital e o formulário de inscrição em inglês estão disponíveis para consulta no mesmo endereço dos demais editais (https://propg.ufsc.br/cin/print/editais-print/).
RETIFICAÇÃO
EDITAL 9 DSE 2020 – REMANESCENTES FINAL – RETIFICADO FINAL (1)
EDITAL 11 PVE 2020 – REMANESCENTES FINAL – RETIFICADO FINAL
Informamos que foram publicados hoje os seguintes editais:
» Edital Nº 5/PROPG/2019 – Para classificação de candidatos(as) às cotas de bolsas remanescentes de Doutorado Sanduíche
» Edital Nº 4/PROPG/2019 – Para classificação de candidatos(as) às bolsas remanescentes Professor Visitante no Exterior (Júnior/Sênior)
Título Edital de Capacitação para Cadastro Reserva
http://propg.ufsc.br/files/2018/12/EDITAL-DE-CAPACITA%C3%87%C3%83O-PROPG.pdf.
I Seminário Internacional de Educação Interprofissional em Saúde no âmbito do Subprojeto PrINT/CAPES/UFSC/PEN
Em 17 de maio de 2019, foi realizado o I Seminário Internacional de Educação Interprofissional em Saúde no âmbito do Subprojeto PrINT/CAPES/UFSC/PEN, no Centro de Ciências da Saúde da UFSC, contando a participação de 115 interessados na temática. As atividades foram iniciadas com a composição de uma mesa oficial de abertura, momento em que a profa. Alacoque Lorenzini Erdmann saudou os presentes contextualizou a importância do projeto de internacionalização na UFSC. Confira a seguir uma breve síntese das atividades do seminário.
Palestra: Educação Interprofissional em Saúde: desafios e perspectivas
Claire Anderson: é farmacêutica, PhD em Promoção da Saúde, professora de Farmácia Social na Faculdade de Ciências da Universidade de Nottingham e membro da International Pharmaceutical Federation Global Pharmacy Education Development Team. Em sua fala intitulada “Needs based education and interprofessional education”, a professora contextualizou a desigualdade na oferta de serviços de saúde entre as populações em função de questões econômicas, enfatizando a aposta na Atenção Primária à Saúde com foco na prevenção e promoção da saúde com o acesso de todos a profissionais qualificados e comprometidos. Para formação desses profissionais com pensamento crítico, ético, sustentável e condizente com as necessidades sociais, discutiu a educação baseada em necessidades (needs based education), uma formação direcionada às necessidades locais, socialmente responsável, globalmente conectada e com qualidade. Exemplificou experiências educativas interprofissionais nos cursos de graduação da faculdade em que atua, como a oferta de disciplinas em comum entre os cursos, usando a aprendizagem baseada em problemas. Ao final, analisou algumas das potencialidades e dificuldades da educação interprofissional, destacando como pontos positivos o aprendizado do trabalho em equipe, a comunicação entre os pares, a comunicação com os pacientes e o compartilhamento de valores relacionados à ética profissional.
Mesa redonda: Convergindo perspectivas para uma educação interprofissional em saúde.
Francisco Esteban Bara: pedagogo, doutor em Educação e doutor em Filosofia, é professor Catedrático de Filosofia e História da Educação da Faculdade de Pedagogia da Universidade de Barcelona. Participa do GREM – Grupo de Pesquisa em Educação Moral. Sua produção acadêmica abordando especialmente temáticas em torno da educação moral na formação universitária. “A ética nos leva ao coração”. Foi com esta mensagem que encerrou sua fala na mesa, onde abordou o tema “Potencialidades da Formação Ética na Universidade Contemporânea”. De acordo com o professor, as palavras formação e universidade remetem a uma potência e possuem estreita inter-relação entre si e com a ética, de modo que a Universidade não pode apenas afetar ou escutar uma ética circunstancial emergente, mas deve torná-la um verdadeiro acontecimento. Para ele, a “Universidade como acontecimento ético” deve ser indissociável de quatro características particulares: o comprometimento do universitário com aprender coisas; a compreensão da utilidade do inútil; a humanização das profissões formando pessoas íntegras, cidadãos competentes e profissionais qualificados; e o incentivo dos universitários a viver como “buscadores” de conhecimentos sobre tudo: coisas, verdades, virtudes… essa seria a fórmula que leva a ética ao coração.
José Luis Medina Moya: enfermeiro e pedagogo, doutor em Filosofia e Ciências da educação, é Professor Titular do Departamento de Didática e Organização Educacional, da Faculdade de Educação da Universidade de Barcelona, no Departamento de Ensino e Organização Educacional. Coordena o grupo de pesquisa FODIP – Formação Docente e Inovação Pedagógica. Em seu trabalho acadêmico tem uma expressiva produção científica abordando especialmente temáticas em torno da educação superior, da formação docente e metodologias de ensino. Em sua participação na mesa redonda, por videoconferência, o professor Medina falou sobre a “Formação docente para a educação interprofissional em saúde”. Contextualizou os desafios que ainda persistem no âmbito da formação docente, sob influência de epistemologias disciplinares essencialmente reducionistas e fragmentadoras, de viés positivista. Apresentando o “paradigma da complexidade”, discutiu a necessidade de se romper a barreira do reducionismo positivista na formação docente em saúde, sendo a práxis interprofissional uma importante estratégia nesse sentido
Profa. Jussara Gue Martini: enfermeira e doutora em Educação, é professora Associada do Departamento de Enfermagem e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC. Participa do EDEN – Laboratório de Pesquisa e Tecnologia em Educação em Enfermagem e Saúde, atuando especialmente no campo da formação profissional e docente. Em sua fala sobre a “Educação Interprofissional como estratégia de inovação em saúde”, problematizou a importância do trabalho interprofissional em saúde, inclusive para o SUS. Indicou a natureza complexa da atenção à saúde, sendo a lógica de trabalho interprofissional capaz de reduzir erros profissionais, riscos e custos do trabalho em saúde. Destacou a congruência entre as bases teóricas da educação interdisciplinar com a proposta ideológica do SUS, todavia, ressaltando que o mesmo ainda não se efetiva na prática cotidiana de trabalho profissional como preconizado pelas diretrizes conceituais. Salientou a necessidade de se rever as bases curriculares dos cursos em saúde, superando a ênfase de educação conteudista e da tendência de separação entre as áreas, sendo um importante desafio superar o “encastelamento das áreas de saber”. Ao final, discutiu o tensionamento entre as possibilidades e desafios da educação interprofissional, salientando as atitudes que devem ser encorajadas entre os profissionais da saúde em formação, como a aprendizagem dos métodos interativos de trabalho e de trabalho grupal pautados na criatividade e na flexibilidade.
Lançamento de livros – Prof. Francisco Esteban Bara
– ESTEBAN, F.; BEGOÑA, R. ?Quo Vadis, Universidad? UOC: Barcelona, 2016.
– ESTEBAN, F. Ética del Professorado. Herder: Barcelona, 2018.
– ESTEBAN, F. La universidad light: un análisis de nuestra formación universitária. Paidós Educación: Barcelona, 2019.