Programa de Pós Graduação em Enfermagem

Infraestrutura

O PEN está localizado no campus central da UFSC, na cidade de Florianópolis. A sede da Universidade é dividida em 11 centros de ensino, ocupa área superior a 1 milhão de metros quadrados e passa por uma contínua ampliação e qualificação da estrutura física, equipamentos e laboratórios, além de um processo que visa à humanização do campus. O PEN possui uma infraestrutura física para o desenvolvimento das atividades de ensino e pesquisa, especialmente as desenvolvidas pelos grupos de pesquisa. Considerando-se o conjunto dos laboratórios do Programa, destacamos:

a) O PEN conta com uma estrutura física integrada no Bloco H/Centro Ciências da Saúde, construído especialmente para alocar os Programas de Pós-Graduação do Centro de Ciências da Saúde (Enfermagem, Odontologia, Medicina, Farmácia, Nutrição e Saúde Pública). Além das áreas comuns (secretaria, anfiteatro, salas de aula compartilhadas, sala de videoconferência e de ensino à distância), possui uma área privativa do PEN, que abrange três salas de aula exclusivas e equipadas com recursos audiovisuais.

b) Laboratório de Vivências: criado, equipado e mantido pelo Departamento de Enfermagem e pelo PEN. Destina-se ao desenvolvimento de experiências criativas e inovadoras no campo do ensino, pesquisa e extensão.

c) O Centro de Pesquisa em Tecnologias de Cuidado em Enfermagem e Saúde (CEPETEC), em pleno funcionamento desde 2014-2015, financiado pelo Edital CT/INFRA 2008, está instalado em uma área de mais de 1.200m² com quatro andares, que conta com área destinada a laboratórios, sendo oito Laboratórios de Práticas Cuidativas Simuladas (LPS), quatro Laboratórios de Teleinformática e Tele-educação (LTT) e oito Laboratórios de Produção Tecnológica (LPT – área física efetiva onde ficam os GTs/Laboratórios de Pesquisa). O Laboratório de Práticas Simuladas (LPS) se caracteriza por fortalecer a multidisciplinaridade, definida como prioridade no planejamento institucional da UFSC, viabilizando a consolidação de infraestruturas multiusos, capazes de agregar docentes e discentes da enfermagem e de outros cursos da saúde, no ensino de graduação, na pesquisa e na extensão. O CEPETEC congrega os GP do PEN e constitui-se em um centro de referência para a criação, monitoramento, experimentação, avaliação e divulgação de tecnologias inovadoras para o cuidado em enfermagem e saúde, com vistas a qualificar a assistência em enfermagem e saúde e o atendimento das demandas da sociedade contemporânea. As instalações do CEPETEC incluem:

Térreo: Hall/Recepção, Coordenadoria do Curso, Chefia do Departamento, Secretaria, Coordenadoria de Pós-Graduação, Arquivo, Revista Texto e Contexto Enfermagem, Salas de Reuniões (3), Coordenadoria de Estágio, Projetos Institucionais, Coordenadoria de Extensão, Pesquisa e LARISE – Laboratório de Relações Internacionais em Saúde e Enfermagem, Estar e Copa, Áreas de Serviço (2), Sanitários (2). Miniauditório, com capacidade para 60 pessoas, utilizado, preferencialmente, para reuniões do Departamento de Enfermagem, Pós-graduação de Enfermagem e Graduação em Enfermagem; Bancas de Defesa de Mestrado e Doutorado, TCC e Eventos de interesse do Departamento e da Pós-Graduação.

Primeiro andar: o LABENF – Laboratório de Habilidades de procedimentos de enfermagem, distribuído em três salas que se conectam, Laboratório de Cuidados Ambulatoriais – dividida em dois consultórios, uma sala de espera e um camarim, utilizado para atores durante a simulação cênica, Sala de Apoio A (108) com 18 lugares = para uso preferencial de atividades do Laboratório de Enfermagem e práticas simuladas, sala 107 -A – com 30 lugares. Utilizada como a quarta sala de aula, Sala 107-B – reestruturada para o desenvolvimento de atividades acadêmicas com outro equipamento mais apropriado para as atuais demandas de comunicação, denominado Videome (www.videome.com.br) – Linha Educacional Solução Móvel 24. importante reforçar que a utilização desta sala foi otimizada, na medida em que são efetivadas bancas com participantes externos nacionais e internacionais, reuniões de atividade técnico científica, com abrangência de colaboradores oriundos de outras universidades no Brasil e de outros países. Ainda, as salas 107 A e B podem ser utilizadas simultaneamente para a mesma atividade, já tendo sido instalado sistema que permite que as pessoas presentes na sala 107A possam acompanhar tudo o que ocorre na Sala 107B. Neste andar temos 2 salas para Grupo/Laboratório de Pesquisa.

Segundo andar: Laboratório de Alta Fidelidade (onde permanecem os manequins de alta fidelidade), distribuídos em três ambientes com isolamento acústico e visor, monitores, câmera de filmagem em conexão com o Sim View. Estes três ambientes são conectados por uma sala operacional composta por computadores que controlam a atividade dos manequins durante a simulação programada. Ambiente de Cuidados Domiciliares, com o objetivo de realizar simulações que contemplem a visita e o cuidado domiciliar na atenção à saúde da população, considerando o processo de prevenção, cuidados à pessoa com comprometimento de saúde e reabilitação. Almoxarifado para a guarda dos materiais necessários para os diferentes cenários de práticas do cuidado, além de constituir-se em uma secretaria dos LPS. Sala de reunião e de debriefing, com o objetivo de atender a especificidade pedagógica da prática simulada. Sala de Apoio B (209) com 13 lugares = para uso preferencial das atividades do LPS. Armários para guarda dos materiais dos alunos, enquanto em aula prática nos laboratórios. Ainda, neste andar existem 5 salas para Grupos/Laboratórios de Pesquisa.

Terceiro andar: Salas de Professores (12), Salas para Grupo/Laboratório de Pesquisa (3), Sala de Reunião, estar, Áreas de Serviço (2), Sanitários (2), Sala de Reuniões 1 (305) com 14 lugares, Sala de Reuniões 2 (318) com 13 lugares. Sala de Professores Substitutos.

Quarto andar: Salas de Professores (20), Áreas de Serviço (2), Sanitários (2). Sala de meios para impressão de materiais necessários às atividades acadêmicas. Sala de Professores Visitantes e Voluntários.

d) No que se refere aos laboratórios de informática, os estudantes e docentes contam com: (1) estrutura da secretaria do Programa; (2) 10 salas – no CEPETEC – e 4 salas – no Bloco H – amplas, para Grupo/Laboratório de Pesquisa, com disponibilidade de acesso a computadores e impressoras e material de escritório, além de móveis e utensílios; (3) Laboratório de Informática do CCS com 20 estações de computadores para estudantes de pós graduação e graduação; (4) Laboratório de Informática da Biblioteca Central, no qual o corpo docente e discente tem acesso em todos os períodos (matutino, vespertino e noturno), inclusive finais de semana e feriados. Todos os laboratórios estão conectados à rede internet rápida, permitindo amplo acesso às bases de dados de acesso gratuito a textos completos, inclusive o Portal de Periódicos/CAPES. Uma estrutura de rede interna de informática articula as secretarias do Programa de Pós-Graduação e do Curso de Graduação, bem como as salas dos professores do Departamento e Programa, sendo que cada uma delas conta com no mínimo três estações de trabalho conectadas a rede interna e a internet. Além disso, o CCS, edifício sede do PEN e dos demais cursos de graduação e pós-graduação em saúde conta com Rede Wireless em todos os andares o que permite amplo acesso dos docentes e discentes. Mantendo a política de manutenção e atualização dos equipamentos, o PEN vem realizando investimentos na infraestrutura de informática, tanto para os discentes como para os docentes, em parceria com o Departamento de Enfermagem e por recursos próprios, oriundos dos subprojetos de pesquisa. Os equipamentos e softwares sofrem manutenção e atualização periódicas.

e) A UFSC mantém uma Biblioteca Central com 9.134m2 e sete bibliotecas Setoriais, com acesso dos usuários a um sistema computadorizado. O Programa tem acesso aos periódicos CAPES e outras bases Internacionais, procurando, assim, oferecer ao corpo docente e discente, um acervo significativo e atualizado. A Biblioteca da UFSC possui o maior e melhor acervo do Estado de Santa Catarina, um dos melhores do país e está disponível sem restrições de acesso. Com um sistema de atendimento automatizado, a biblioteca desempenha papel preponderante como suporte ao ensino e à pesquisa, além de manter as portas abertas à comunidade, colaborando com o processo de extensão.

f) Cabe destacar que o Programa assegura aos seus discentes e docentes uma ampla e diversificada rede de serviços e cenários para o desenvolvimento de atividades de ensino e serviço, com destaque para o Hospital Universitário e os serviços da rede municipal de saúde, articulados por meio da Rede Docente Assistencial, na qual são pactuadas ações e metas compartilhadas.