Programa de Pós Graduação em Enfermagem

Processos e Resultados

AUTOAVALIAÇÃO DO PROGRAMA

A UFSC, por meio de uma comissão da Pró-reitoria de Pós-Graduação, elaborou e encaminhou formulários de avaliação institucional, aos Programas de Pós-Graduação para aplicação, visando avaliar aspectos de infraestrutura, de apoio institucional às atividades dos PPGs, e de resultados gerais sobre a PG na Universidade. A plataforma de suporte é o Collecta, usada também pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFSC para a avaliação geral da Universidade. O processo conduzido pela PROPG faz uso de formulários distintos para cada categoria de respondentes, conforme a lista seguinte:

Avaliação pelos discentes: https://collecta.sistemas.ufsc.br/restrito/responderQuestionario?idQuestionario=1378

Avaliação pelos docentes: https://collecta.sistemas.ufsc.br/restrito/responderQuestionario?idQuestionario=1379

Avaliação pelos técnicos administrativos: https://collecta.sistemas.ufsc.br/restrito/responderQuestionario?idQuestionario=1380

Avaliação pelos gestores: https://collecta.sistemas.ufsc.br/restrito/responderQuestionario?idQuestionario=1381

No caso da avaliação pelos egressos, foi utilizado o instrumento: https://forms.gle/gmff4eLNJtY5ycTH8 para conhecer a percepção dos ex-alunos sobre o seus processos de formação, suas passagens para o mundo do trabalho e o impacto da formação em suas vidas profissionais.

Em consonância com os princípios e métodos adotados no processo de autoavaliação da Instituição de Ensino Superior, o PEN/UFSC historicamente tem investido na autoavaliação contínua, envolvendo docentes, discentes e egressos. O objetivo é identificar fragilidades e potencialidades do programa, considerando diferentes perspectivas e promovendo ações estratégicas de aprimoramento.

Nesse sentido, o PEN/UFSC instituiu no quadriênio 2021-2024, por meio da Portaria 44/PEN/2022, de 5 de julho de 2022, a Comissão Assessora de Autoavaliação do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC. O propósito dessa comissão é fortalecer o processo de autoavaliação, promovendo reflexões e contribuindo para a melhoria contínua das atividades acadêmicas e institucionais. Seus membros incluem: Dra. Mara Ambrosina de O. Vargas (Coordenadora do Programa e Presidente da Comissão), Dr. José Luís G. dos Santos (Subcoordenador do Programa), representantes docentes permanentes: Dra. Flavia Regina Ramos, Dra. Alacoque Erdmann, Dra. Jussara Gue Martini e Dra. Maria de Lourdes de Souza; representantes discentes: Maria do Carmo Vicensi e Patrícia Amidianski; representante de egressos: Andrea Huhn; e professores avaliadores externos: Dra. Andrea Bernardes (USP), Dr. Gilberto Tadeu Reis da Silva (UFBA), Dr. Juarez Vieira do Nascimento (UFSC – Programa de Pós-Graduação em Educação Física) e Dr. Vânia Marli Schubert Backes (aposentada da UFSC, ex-coordenadora e professora visitante na UFBA).

A primeira ação dessa comissão foi a criação do projeto “tecnologia de avaliação do programa de pós-graduação em enfermagem da UFSC”, cujo objetivo geral é desenvolver uma plataforma interativa para a autoavaliação do programa. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CAAE nº 60486922.6.0000.0121, parecer nº 5.646.037) e possibilitou a elaboração de instrumentos de autoavaliação específicos para docentes, discentes e egressos. Os instrumentos de avaliação foram desenvolvidos com base nos critérios da CAPES e na literatura acadêmica, sendo testados e refinados com representantes dos públicos-alvo antes da aplicação final. As versões finais foram organizadas da seguinte forma:

Docentes: composto por quatro partes: (1) ficha de caracterização (perfil socioprofissional); (2) avaliação das dimensões “Proposta do Programa”, “Estrutura Curricular”, “Infraestrutura e Ações de Visibilidade” e “Gestão do Programa”; (3) motivação na atuação docente; e (4) questões abertas sobre a experiência na pós-graduação.

Discentes: segue a estrutura dos docentes, com ajustes para capturar a percepção dos alunos sobre o programa e o corpo docente.

Egressos: dividido em cinco partes: (1) ficha de caracterização (sexo, idade, raça, nível de formação, ano de titulação, etc.); (2) inserção profissional nos últimos cinco anos; (3) motivação na formação; (4) avaliação da estrutura e impactos do programa; e (5) questões abertas sobre a experiência na pós-graduação.

Os instrumentos foram disponibilizados para consulta pública na plataforma Zenodo e no site do Programa, nos seguintes links:

A coleta de dados ocorreu em 2022 e 2024, de forma on-line e anônima.

Em 2022, participaram 35 docentes (100%), 121 discentes (70%) e 91 egressos do período 2017-2021 (40%). Resultados da Autoavaliação mostraram que 94,3% dos docentes avaliaram positivamente a proposta do programa, destacando a necessidade de atualização curricular, ampliação das áreas de concentração e reformulação das disciplinas (reconhecida por 68,6% dos docentes). 71,4% consideraram adequadas as disciplinas obrigatórias e optativas, enquanto 36% indicaram que a formação didático-pedagógica poderia ser aprimorada. Na gestão do programa, 85,7% dos docentes reconheceram o atendimento às demandas, enquanto 80% aprovaram a atuação do comitê gestor. No entanto, 51,4% apontaram inadequações na infraestrutura, e 62,9% destacaram a necessidade de melhorias na secretaria administrativa. A internacionalização foi apontada como um diferencial, com 85,7% dos docentes reconheceram a existência de parcerias e 82,9% indicaram produção científica em coautoria internacional. Os discentes destacaram a excelência acadêmica do PEN (92%), a qualificação do corpo docente (85%) e a importância das parcerias internacionais (73%). Fragilidades foram apontadas, como infraestrutura deficiente (76%), necessidade de atualização curricular (62%) e dificuldades de comunicação com a coordenação e professores (65%). Os egressos também avaliaram positivamente o programa (94,6%), mas destacaram dificuldades de financiamento para pesquisas (apenas 16,5% conseguiram coordenar projetos financiados). Os resultados pormenorizados desta análise dos resultados da autoavaliação dos egressos encontram-se no artigo intitulado “Formação stricto sensu: perspectiva de egressos de um programa de enfermagem”, publicado na Acta Paulista de Enfermagem por integrantes da Comissão de Autoavaliação e egressos do PEN. O artigo pode ser acessado por meio do DOI: 10.37689/acta-ape/2024AO00001084. Referência: Suplici SER, Huhn A, Zamprogna KM, Vargas MAO, Santos JLG, Brehmer LCF, Rocha PK, Ramos FRS. Formação stricto sensu: perspectiva de egressos de um programa de enfermagem. Acta Paul Enferm, v. 37, eAPE01084, set. 2024.

Em 2024, participaram 35 (100%) docentes, 170 discentes (86%) e 135 egressos do período 2016-2023 (34%). Os resultados indicaram que entre 2022 e 2024, o PEN/UFSC avançou na interdisciplinaridade curricular, na transparência na comunicação institucional e na ampliação da internacionalização. No entanto, desafios persistem, como infraestrutura inadequada, sobrecarga docente, baixa participação em grupos de pesquisa e necessidade de mais apoio financeiro para publicações. A comparação dos dados da autoavaliação indica um crescimento na diversidade racial da PG: a proporção de pardos(as) aumentou de 12,1% para 20,4%, e a de pretos(as) dobrou, passando de 2,2% para 4,44%. Isso demonstra um impacto positivo das políticas de inclusão social adotadas pelo programa.

Por sua vez, a análise da autoavaliação institucional, que contou com a participação de 55 estudantes do PEN, revelou um predomínio de percepções positivas sobre diversos aspectos. Em todas as questões avaliadas, a opção “Concordo Totalmente” foi a mais escolhida, indicando um alto nível de satisfação entre os discentes. No que se refere à infraestrutura das salas de aula, 10 estudantes (18,2%) avaliaram-na como plenamente adequada para as atividades acadêmicas. Quanto à acessibilidade oferecida pela universidade, 24 respondentes (43,6%) expressaram plena concordância, sugerindo um ambiente inclusivo e adaptado às necessidades dos estudantes. O website do programa foi bem avaliado como ferramenta de acesso a informações essenciais, com 32 estudantes (58,2%) considerando-o eficaz. A comunicação entre a secretaria e os discentes foi amplamente reconhecida como eficiente, com 41 estudantes (74,5%) destacando sua qualidade, o que evidencia um suporte administrativo ágil e bem estruturado. Por fim, a utilização dos resultados das autoavaliações institucionais também foi percebida de forma positiva, com 33 estudantes (60%) afirmando que as informações obtidas são de fato utilizadas para promover melhorias no programa. Esses achados demonstram um alto nível de aprovação da estrutura, acessibilidade e comunicação do programa, reforçando sua qualidade e relevância. Contudo, ressaltam também a importância da manutenção e do aprimoramento contínuo desses aspectos, assegurando uma experiência acadêmica cada vez mais satisfatória para os discentes da pós-graduação em enfermagem.

Maiores informações no link: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1_t2iPX-9GfTR_aQBYYt9AhO-bAveIiMv/edit?usp=sharing&ouid=108178019164539181878&rtpof=true&sd=true

Enfim, o PEN/UFSC revisa suas metas regularmente com base nos resultados da autoavaliação, assegurando um processo contínuo de aprendizagem e aprimoramento institucional. Um dos principais espaços para essa revisão foram, justamente, os Seminários de Autoavaliação (2022 e 2024), que desempenharam um papel essencial na análise crítica dos indicadores do programa e na atualização das metas do Planejamento Estratégico. Esses encontros contaram com a participação de docentes, discentes, egressos e avaliadores externos, proporcionando um debate qualificado e orientado para a tomada de decisões estratégicas que fortalecem o desenvolvimento do programa.